Domingo, 23 de julho de 2017
  CENTRAL DO CLIENTE

Xen ou OpenVZ?

XEN x OpenVZ - Qual escolher?

 


Neste artigo poderá entender melhor quais as diferenças entre o OpenVZ e Xen, as duas tecnologias de virtualização muito populares para servidores VPS. Abaixo está um breve resumo de algumas das principais diferenças entre estas duas plataformas.


O software de virtualização mais confiável é o Xen, porque é uma plataforma de virtualização que cria o VPS com quase exatamente as mesmas características dos servidores dedicados. O VPS em Xen irá executar o seu próprio isolamento de kernel, além de fornecer memória RAM dedicada real. O VPS Xen é tão estável e personalizável que poderá fazer uso como um servidor dedicado.


O OpenVZ, por outro lado, é uma plataforma de virtualização de nível de sistema operacional que funciona quase da mesma maneira, mas apresenta apenas uma fina camada de virtualização no topo do sistema operacional subjacente. Todos os VPSs em OpenVZ no mesmo servidor, irão compartilhar o mesmo kernel do núcleo Linux e, consequentemente, poderá ter muitos problemas e falhas de kernel. Apesar destes pequenos inconvenientes, o VPS OpenVZ é mais rentável, mais fácil de instalar e geralmente são muito mais baratos do que o Xen, por possibilitar que seja feito overseling e uso de recursos mesmo que estes não existam. Já o VPS Xen usa o seu ambiente completamente isolado, não podendo compartilhar os recursos já pré-definidos.



 
VPS XEN
VPS OpenVZ
Acesso root SIM SIM
Isolamento real SIM -
Recursos dedicados SIM -
Kernel isolado SIM -
Suporta executar Java SIM -
VPS mais estável SIM -
Espaço swap SIM -
Possível upgrade SIM SIM