O que é e como criar um registro SPF?

SPF é a sigla para Sender Policy Framework (em tradução literal, Estrutura de Políticas do Remetente) e tem como intuito combater tentativas de forjar o caminho de retorno de um endereço de e-mail, identificando falsificações e permitindo que os donos de domínios possam identificar qual servidor enviará e-mails através do seu DNS. Os receptores SMTP irão verificar as informações do remetente contra as informações em seu registro SPF para ver se a mensagem realmente foi enviada do servidor informado na sua zona DNS.

O SPF pode te ajudar a evitar que seu domínio seja utilizado para o envio indevido de mensagens de e-mail, mas nem todos os servidores de email vão rejeitar as mensagens, mesmo com esta configuração feita. Isso vai depender da configuração de cada servidor, pois às vezes, até mensagens legítimas acabam não sendo aceitas.

Você pode criar uma entrada SPF para seu domínio, da seguinte forma:

  •  Acesse seu WHM;
  • Clique em “Editar Zonas DNS”;
  • Selecione o domínio que deseja adicionar a entrada SPF;
  • Desça a barra de rolagem até localizar algum  campo em branco para adicionar uma nova entrada;
  • No primeiro campo, informe o domínio do seu site, sem o www e, termine com um ponto final;
  • O segundo campo, numérico, deixe como está. No menu dropdown, escrito Select, selecione a opção "TXT";
  • No campo seguinte adicione: “v=spf1 mx -all” (com aspas);
  • Clique em Save (Salvar).

E está pronto! :)

Ficou interessado no SPF e quer saber mais informações sobre ele? Disponibilizamos um material (em inglês) que poderá lhe ajudar a entender melhor como funciona tal recurso e dicas de como usá-lo, acessa lá!


Segue abaixo o significado dos termos que podem ser usados no registro SPF:

a” significa que seu servidor é aprovado e autorizado a enviar mensagens.
mx” significa que seu servidor de emails é aprovado e autorizado a enviar mensagens.
ip4:0.0.0.0/24” significa que este bloco de endereço IP é autorizado a enviar mensagens.

Outros remetentes não serão aceitos.

-all” significa que hosts não aprovados retornarão “fail”. O registro SPF designou que hosts não-aprovados não poderão enviar.

~all” significa que hosts não aprovados retornarão “softfail”. Mensagens que não forem enviadas por um servidor aprovado serão aceitas mas podem ser sujeitas a uma análise maior.

+all” significa que hosts não aprovados retornarão “pass”. O registro SPF designa que qualquer servidor não aprovado pode enviar mensagens. Se você usar isso, qualquer servidor na internet poderá enviar emails utilizando seu domínio.

?all” significa que hosts não aprovados retornarão “neutral”. Mensagens que não são enviadas por um servidor aprovado, pois o registro SPF não existe.

  • 5 usuários acharam útil
Esta resposta foi útil?

Artigos relacionados


Como ver o site antes da publicação das DNS?

Antes da publicação das DNS para um determinado domínio é possível visualizar o site através da URL...


Como criar uma conta de hospedagem no WHM?

1 - Efetue login em seu Painel de Controle WHM* Antes de iniciar este passo a passo certifique-se de ter criado seus planos de hospedagem...


Como criar um plano de hospedagem (pacote) no WHM?

1 - Efetue login em seu Painel de Controle WHM 2 - Localize o menu Planos e clique a seguir em "Adicionar Plano" ou "Add Package" 3 - Definindo...


Revenda Master: Como criar contas de revenda e integrar ao WHMCS

Neste tutorial, você irá aprender como adicionar um novo pacote em seu painel WHM e logo após, criar uma Revenda de Hospedagem em seu plano de...